O legado cultural e político de O Eternauta, clássica HQ argentina agora no Netflix
E mais: brasileiros em Cannes, Lady Gaga em Copacabana e mercado livreiro
Tudo massa por aí?
A news desta semana tá bem recheadinha com várias áreas da cultura dando o ar da graça: quadrinhos, literatura, cinema e festivais.
Em foco, O Eternauta, a emblemática HQ argentina que abordou a repressão política e segue sendo um marco na cultura latino-americana. Recentemente relançada no Brasil e adaptada para série pela Netflix, a obra continua relevante, refletindo sobre a luta coletiva e os desafios sociais.
Entre os lançamentos literários de maio, encontramos obras de Marcelino Freire, Uketsu, entre outros. Destaque para a reflexão sobre identidade, memória e poder em títulos como James (Percival Everett) e Pornotopia (Paul B. Preciado), que trazem novas abordagens sobre questões contemporâneas.
No cinema, Kleber Mendonça Filho compartilhou imagens do seu próximo filme, O Agente Secreto, que fará sua estreia mundial no Festival de Cannes. O documentário Para Vigo Me Voy!, sobre Cacá Diegues, também será exibido na edição 2025 do festival, concorrendo ao prêmio Olho de Ouro.
Além disso, o Festival Olhar de Cinema divulgou os filmes selecionados para sua 14ª edição, com destaque para a exibição especial do pernambucano Salomé.
Boa leitura!
Ajude-nos a manter O Grito! no ar. Você pode contribuir com qualquer valor através de nossa chave pix: pix@revistaogrito.com. Mas a melhor maneira de colaborar é mesmo se tornar assinante mensal. A partir de apenas R$ 15 você pode receber benefícios exclusivos e nos ajudar a produzir o conteúdo como já fazemos.
“O Eternauta”: ficção científica, resistência política e o legado eterno de uma HQ argentina
A clássica HQ argentina O Eternauta retorna com força ao cenário cultural latino-americano em 2024, ganhando nova vida em uma edição definitiva lançada pela editora Pipoca & Nanquim e uma adaptação em série pela Netflix. Criada por Héctor Germán Oesterheld e Francisco Solano López entre 1957 e 1959, a obra é reconhecida como um marco da ficção científica política, ao retratar com contundência a repressão, o colapso social e a luta coletiva em tempos sombrios. A nova edição brasileira, cuidadosamente produzida a partir de arquivos restaurados e com projeto gráfico inédito recupera a obra fundamental para o imaginário gráfico e político da América Latina.
Lady Gaga em Copacabana lembrou que podemos ser quem quisermos ser
Após mais de uma década de espera, Lady Gaga fez história em sua volta ao Brasil com o espetáculo “Mayhem na Praia”, atraindo cerca de 2,5 milhões de pessoas para a orla de Copacabana, no Rio de Janeiro. A cobertura de Leonardo Rodrigues para a Revista O Grito! uma performance marcada por emoção, teatralidade e forte conexão com o público LGBTQIAPN+, a artista norte-americana não apenas quebrou recordes de público, mas também reafirmou seu papel como ícone de liberdade e resistência. A apresentação, parte da divulgação de seu sétimo álbum Mayhem, marcou um dos momentos mais emblemáticos da cultura pop recente no país.
Por que o livro é tão caro no Brasil?
A reportagem de Anna Ortega do Nonada Jornalismo constrói um panorama do mercado editorial brasileiro, contextualizando os impactos do Plano Nacional do Livro e Leitura, proposto no período de Gilberto Gil no comando do Ministério da Cultura, em 2006. A matéria disseca um ecossistema complexo: envolve desde políticas públicas e estratégias de mercado até a cultura leitora da população. Não se trata apenas de baratear um produto, mas de entender o livro como um bem simbólico, educativo e transformador.
Kleber Mendonça Filho compartilha novas imagens de “O Agente Secreto”
Kleber Mendonça Filho divulgou novas imagens de O Agente Secreto, seu aguardado longa que estreia dia 18 de maio no Festival de Cannes, onde concorre à Palma de Ouro. As fotos mostram Wagner Moura como o protagonista Marcelo e outros nomes do elenco, como Hermila Guedes e Isabél Zuaa. O filme também competirá no Festival de Sydney, onde foi descrito como um “horror corporal” com “humor perverso e eroticismo”. Outros títulos nacionais também serão exibidos na Riviera francesa: O Riso e a Faca, coprodução brasileira dirigida por Pedro Pinho, e Para Vigo Me Voy!, de Lírio Ferreira e Karen Harley.
Cinema
O Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba anunciou a programação de sua 14ª edição, que acontece de 11 a 19 de junho com mais de 80 filmes distribuídos em dez mostras e exibições em espaços culturais. Entre os filmes confirmados está Salomé, de André Antônio, vencedor do Festival de Brasília, que reforça a presença do cinema queer e experimental na curadoria do evento.
Animação brasileira “Nimuendajú” é selecionada para o Festival de Annecy.
Longa-metragem dirigido por Tania Anaya representará o Brasil no maior festival de animação do mundo.
O Melhor do Streaming de Maio com “Nove Desconhecidos”, “Big Mouth” e documentário sobre Rita Lee. Lista também traz novas temporadas de "Rick & Morty", "Love, Death & Robots" e a comédia nacional "Luisão e Pablo".
Marcelo Caetano, diretor de “Baby”, será júri da Queer Palm no Festival de Cannes. A premiação contempla produções LGBTQIA+ de todas as mostras do evento.
Música
O Deafheaven retorna com Lonely People With Power, um disco que reafirma sua identidade sonora enquanto avança em novas direções, combinando a brutalidade metaleira de New Bermuda com arranjos mais refinados. A crítica de Paulo Floro ressalta as participações de Paul Banks (Interpol) e Jae Matthews (Boy Harsher) adicionam camadas inesperadas, e faixas como “Heathen” e “Winona” exemplificam a potência emocional do disco. Um passo ousado de uma banda que segue inclassificável e essencial no cenário do rock atual.
Bad Bunny anuncia data no Brasil com turnê do álbum “DeBÍ TiRAR MáS FOToS”. Turnê está prevista para passar no dia 20 de fevereiro, no Allianz Parque, em São Paulo; vendas abertas começam nesta sexta (09).
Imperatriz Leopoldinense homenageará Ney Matogrosso no Carnaval de 2026.
Enredo “Camaleônico” celebra a trajetória e a versatilidade do cantor, ícone da música brasileira.
Kali Uchis lança seu quinto álbum de estúdio, “Sincerely,”. Disco tem atmosfera suave e fala sobre temas sensíveis da vida de Kali Uchis, como a maternidade.
Alaíde Costa homenageia Dalva de Olveira em novo álbum, “Uma Estrela Para Dalva”. Álbum reúne grandes nomes da MPB reafirma Dalva como uma das grandes vozes da música Brasileira.
Interior
Nazaré da Mata receberá a 2ª edição do Festival de Ciranda João Limoeiro, que celebra o mestre cirandeiro homenageado como Patrimônio Vivo de Pernambuco. Com entrada gratuita e início às 16h no Parque dos Lanceiros, o evento contará com apresentações de ciranda, coco rural, maracatu e a exibição do curta O Rei da Ciranda Pesada. Criado em 2024, o festival busca valorizar a cultura popular da Zona da Mata Norte.
Salão de Fotografia de Pernambuco inaugura exposição no campus da UFPE em Caruaru. Mostra reúne trabalhos de 25 fotógrafos das regiões Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado.
9ª Mostra Pajeú de Cinema divulga programação e visita outras cidades no Sertão do Pajeú. Exibições, oficinas, debates e encontros integram a programação que segue até 23 de maio no Sertão do Pajeú
Livros e Quadrinhos
A Editora Quadriculando lança Vermelho como a Neve, sua primeira HQ em parceria com o selo independente Splash Page. Com roteiro de Felipe Moura e arte de Fê Soares, a obra mistura ficção científica e drama existencial ao narrar a história de um cosmonauta soviético preso em um ciclo temporal durante a corrida espacial.
Paco Roca tem nova obra publicada no Brasil com histórias sobre guerra e delírio. Edição reúne duas graphic novels ambientadas na Espanha do século 20 e marca nova fase da trajetória do autor.
Os lançamentos literários de maio com Percival Everett, Marcelino Freire, Han Kang e mais.Jessé Souza, Han Kang e Izabella Cristo também estão entre as novidades do mercado editorial.