Ana Maria Gonçalves primeira mulher negra na ABL, No Ar Coquetel Molotov e Grupo Magiluth
Ainda: frevo no Louvre para sessão de "O Agente Secreto" e críticas musicais
Oi, pessoal, tudo certo?
Essa semana tivemos a ótima notícia de que Ana Maria Gonçalves é a mais nova imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), se tornando a primeira mulher negra eleita pela ABL. Entre seus trabalhos mais conhecidos está Um Defeito de Cor, obra eleita pela Folha de S. Paulo como um dos livros brasileiros mais importantes do século 21 e vencedor do Prêmio Casa de las Américas em 2007
A escolha de Ana Maria foi celebrada por diversas personalidades políticas e culturais do Brasil como um avanço no reconhecimento cultural da representatividade e na diversidade de vozes e história na literatura brasileira. Entre os nomes que parabenizaram a escritora estão as ministras de Estado Macaé Evaristo e Anielle Franco e a historiadora e membro da ABL Lilia Schwarcz.
E para quem acompanha a cena musical e cinematográfica nacional, tem mais novidade: o Festival No Ar Coquetel Molotov começou a revelar os primeiros nomes da sua 22ª edição - DJ Marky, Don L e Urias já estão confirmados -, e o Festival de Cinema de Gramado anunciou os longas brasileiros que disputarão o Kikito em 2025, com diversidade de temas, linguagens e regiões do país.
Tem isso e muito mais nessa edição. Boa leitura e até semana que vem!
- Antônio Lira
Ana Maria Gonçalves, de “Um Defeito de Cor”, é a primeira mulher negra a virar imortal da Academia Brasileira de Letras
Em um marco histórico para a literatura brasileira, Ana Maria Gonçalves foi eleita nesta quinta-feira (10) para a Academia Brasileira de Letras, tornando-se a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na instituição em seus 128 anos. Autora do consagrado romance Um Defeito de Cor, Gonçalves agora se junta ao seleto grupo de “imortais”, abrindo caminhos e tensionando as estruturas de uma ABL ainda marcada pela ausência de diversidade. Sua eleição, celebrada por diversas personalidades políticas e culturais, foi tida como conquista coletiva em direção à representatividade no campo cultural.
Recife leva frevo e cinema ao encerramento do Cinéma Paradiso Louvre, em Paris
O frevo pernambucano tomou conta de Paris no último sábado (5), durante o encerramento do festival Cinéma Paradiso Louvre, em frente ao icônico Museu do Louvre. Em uma ação promovida pela Prefeitura do Recife, o ritmo e a cultura da capital ganharam destaque internacional na estreia ao ar livre de O Agente Secreto, novo longa de Kleber Mendonça Filho. Com cortejo musical, apresentações da Orquestra Popular do Recife e dos cantores Almério e Flaira Ferro, além da dança dos Guerreiros do Passo.
Lorde retorna transparente em “Virgin”
Com crueza e intensidade raras no pop contemporâneo, Lorde retorna em Virgin com seu trabalho mais vulnerável desde a estreia com Pure Heroine. No lugar das afirmações luminosas, o novo álbum mergulha em perguntas desconfortáveis, tensões com o corpo, identidade de gênero e relações familiares. A crítica de Antônio Lira sublinha como a artista abandona a estética polida dos dois discos anteriores e entrega um registro denso, minimalista e visceral — onde a dor, o desejo e a incerteza se tornam matéria poética.
Magiluth celebra 20 anos com retorno a Recife e apresentação de “Édipo REC”
Celebrando duas décadas de provocação cênica, o grupo Magiluth retorna ao Recife com o espetáculo Édipo REC, nos dias 25 e 26 de julho, no Teatro Luiz Mendonça. Após circular por várias capitais brasileiras, a montagem volta à cidade onde o coletivo nasceu, trazendo uma experiência imersiva e audiovisual que tensiona os limites entre presença e vigilância, corpo e imagem. Situada num futuro próximo, a peça atualiza o mito grego de Édipo com a linguagem das redes, das câmeras e do tempo real.
No Ar Coquetel Molotov revela Don L, Urias e DJ Marky entre os nomes de sua 22ª edição
O Festival No Ar Coquetel Molotov deu o pontapé inicial para sua 22ª edição ao anunciar, nesta quarta (10), os primeiros nomes da programação: DJ Marky, Don L e Urias. Ícone do drum & bass mundial, potência do rap nacional e uma das vozes mais populares do pop nacional. Com mais de 12 horas de duração e uma curadoria focada em encontros surpreendentes, o Coquetel Molotov 2025 se desenha como uma das edições mais potentes já realizadas, segundo a diretora Ana Garcia.
Cinema
A diversidade do cinema brasileiro contemporâneo estará em foco na 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado, que revelou nesta semana os seis longas nacionais de ficção que disputarão o Kikito em 2025. Com obras de diferentes regiões do país, a seleção traz estreias aguardadas e novos olhares sobre temas como infância, luto, violência urbana e a autonomia sobre a própria morte. O festival acontece entre os dias 13 e 23 de agosto e segue como um dos principais palcos da produção cinematográfica brasileira.
Mostra inédita comemora 40 anos do Estúdio Ghibli e da Sato Company nos cinemas brasileiros. Primeira parte do festival estreia em setembro com 14 longas de animação.
“Filhos do Mangue”, filme de Eliane Caffé, estreia nos cinemas. Vencedor dos Kikitos de melhor direção e atriz coadjuvante chega ao circuito comercial no dia 17 de julho.
Festival de Cinema de Caruaru divulga filmes selecionados para 12ª edição. Ao todo, foram selecionados 60 filmes, que serão exibidos no mês de agosto.
Música
Aqui na Revista O Grito! as críticas musicais são destaque na nossa seção de Música, um exercício especial nos dias de hoje que não só reproduz e divulga, mas também pensa em música. Nas últimas semanas tivemos críticas que vão do pop nacional e MPB (Casa Coração de Joyce Alane; Puro Transe, de GOMES; Todo Cuidado É Pouco de Ventura Profana; Caminhos Selvagens de Catto) passando pelo Rap e Funk (Gambiarra Chic Pt. 2, das Irmãs de Pau; IRADOH de Hodari) até a eletrônica (Gift Songs de Jefre Cantu-Ledesma). Entra na nossa Homepage de críticas e confere!
Renata Fechine estreia nova fase com o single “Quando Achar Que Esqueceu”. Single chega às plataformas à 00h desta quinta-feira (10).
Candy Mel estreia com o álbum “5Estrelas” e revela seu pop. Após “Corpo Nu”, Candy Mel dá o próximo passo na carreira solo.
Miguel Gustavo lança primeiro álbum autoral de handpan em Pernambuco. Álbum instrumental traz dez faixas autorais.
Cultura
A CAIXA Cultural Recife inaugura no dia 10 de julho a exposição Conexões Viscerais, que ficará em cartaz até 24 de agosto. Com uma impressionante instalação em formato de coração gigante criada pelo artista Eliú Damasceno, a mostra traz uma metáfora potente da cidade como organismo vivo, interligado por artérias que simbolizam histórias, afetos e resistências. Entre fotografias, atividades educativas e mediações, o público é convidado a refletir sobre as relações humanas e o corpo coletivo.
Exposição “Netsuke Contemporâneos esculpidos em madeira” chega a Recife. Mostra destaca a tradição e a inovação na arte japonesa dos netsuke, com peças que combinam técnicas ancestrais e estética contemporânea.
Ocupação Espaço O Poste recebe Cia de Teatro Negro MACACADA, Vítor da Trindade e Roma Julia na programação de julho. Encontros acontecem na sede do grupo O Poste, no bairro da Boa Vista, centro do Recife.
Universo visual de Caio Danyalgil ocupa a Arte Plural Galeria com a exposição “Cintilante”. Mostra reúne 20 obras inéditas do fotógrafo pernambucano e fica em cartaz até setembro, no Bairro do Recife.
Ajude-nos a manter O Grito! no ar. Você pode contribuir com qualquer valor através de nossa chave pix: pix@revistaogrito.com. Mas a melhor maneira de colaborar é mesmo se tornar assinante mensal. A partir de apenas R$ 15 você pode receber benefícios exclusivos e nos ajudar a produzir o conteúdo como já fazemos.
Gostou do nosso conteúdo? Aproveita para seguir a gente nas redes sociais: Instagram e Bluesky.
Gostou do que leu? Compartilhe a nossa newsletter!